Entenda o que é Pesquisa de Clima Organizacional e qual a sua importância nas Organizações

Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta que gera uma base sólida de dados sobre o comportamento da organização, e através dela é possível apontar áreas que precisam de melhorias.

Muitos autores, afirmam que pesquisas de clima são usadas, como uma espécie de termômetro para avaliar como os funcionários estão se sentindo com relação às atividades desempenhadas; com o relacionamento com seus chefes e demais colegas; com a política geral da empresa; com os planos de cargos, salários, além de outros benefícios.

Fornecendo informações importantes da real situação da empresa, permitindo criar estratégias que visem melhorar a qualidade dos processos, as políticas de recursos humanos e aumento de produtividade.

Para você entender a importância da Pesquisa de Clima Organizacional, vamos começar  explicando as diferenças entre Clima Organizacional versus Cultura Organizacional.

O que é Clima de Organizacional?

Em uma empresa o clima organizacional surge a partir das atitudes dos funcionários, – sejam positivas ou negativas.

É o reflexo de tudo aquilo que eles percebem, sentem e expressam a respeito da organização.

Se uma empresa apresenta um clima organizacional ruim, seus funcionários tendem a tornarem-se desmotivados, podendo assim, surgir desentendimentos, estresses e desrespeitos às boas práticas administrativas.

Por isso que, medir periodicamente o clima de uma empresa ajuda-nos a entender o que está acontecendo de negativo no ambiente e nas suas pessoas, para a partir daí,encontrar maneiras de estabelecer um ambiente mais amistoso e sadio para que as pessoas se sintam mais motivas e interessadas na cooperação pelos objetivos organizacionais.

A Cultura Organizacional é um conjunto padrões que a empresa tende a seguir, podemos dizer que o clima é apenas um elemento desse conjunto.

Pode ser que você tenha ficado um pouco confuso com estes termos, veja abaixo as diferenças entre cultura e clima.

Diferenças entre Cultura Organizacional e Clima Organizacional

A Cultura organizacional é a personalidade da empresa.

Ela é algo mais enraizado difícil de alterar, porque sua origem tem ligação direta com a personalidade de seus fundadores.

As pessoas simplesmente, não podem passar por cima das normas e preceitos estabelecidos por aqueles que possuem maior autoridade hierárquica numa companhia.

Desse modo, ela é transmitida rapidamente de um funcionário para outro o que vai tornando-a mais sólida e perene dentro da empresa.

Então, dá para concluir que Cultura Organizacional é mais resistente, enraizada e duradora.

Leia: Qual o Segredo para Implantar uma Cultura Organizacional Saudável?

Já o Clima Organizacional tende a ser mais volúvel, porque mexe com os sentimentos e reações das pessoas diante dos acontecimentos tanto de origem interna quanto externa.

Está diretamente relacionado com o estado de espírito das pessoas, com o grau de motivação e satisfação tanto com as práticas administrativas quanto com a resoluções tomadas por seus líderes.

Sendo mutável, de fácil alteração e voltado ao curto prazo.

Se o clima organizacional é algo mais flexível e dinâmico e tem relação direta com a capacidade produtiva e o bom desempenho dos envolvidos, analisar constantemente o grau de satisfação dessas pessoas se torna algo fundamental.

Daí surge, a importância e contribuição da pesquisa de clima organizacional.

De maneira que, mensurar e avaliar o clima organizacional, ajuda-nos a entender se as práticas administrativas estão sendo cumpridas, e se estão contribuindo no rendimento dos seus colaboradores.

Pesquisa de Clima Organizacional: Como fazer o levantamento das informações?

Para o levantamento das informações é preciso tomar alguns cuidados, como por exemplo, em que momento se encontra a empresa.

Não é bom realizar os questionários em períodos turbulentos ou após de algum grande resultado empresarial, isso afeta a qualidade das informações, já que as pessoas podem estar com seus níveis de satisfação alterados de acordo com a situação,podendo não expressar uma realidade exata.

O ideal é que sejam aplicados em períodos mais tranquilos, distante dos períodos de pagamentos de salários e outros benefícios ou em períodos de grandes mudanças ou de demissões.

Outra dica bastante importante, é não usar o mesmo modelo de perguntas para todos departamentos. Deve-se moldá-lo de acordo com a linguagem de cada área e nível hierárquico e diferentes setores, pois a percepção de cada pessoa não é igual.

Isso pode atrapalhar o entendimento do questionário e a qualidade das informações levantadas.

É importante planejar todos os detalhes da aplicação dos questionários: explicar os objetivos da pesquisa e tempo de duração para dar as respostas; e dar espaço para esclarecimento de dúvidas.

Por exigir cuidados muitos específicos, o ideal é que a pesquisa ser feita por uma empresa especializada, se não houver condições de fazer a contratação deste serviço, recomenda-se que ela seja feita por um profissional do RH.

O mais importante é que transmita seriedade e que os dados sejam confiáveis para a execução da próxima etapa que é a tabulação dos dados.

E para tabular os dados utiliza-se planilhas para construção dos gráficos de cada item questionado.

O lado ruim disso, é quando a pesquisa é aplicada para um número muito grande de pessoas. Neste caso a solução, são aplicações de questionários online e utilização de softwares para levantamento e análise de dados.

Outras formas de se avaliar o Clima Organizacional

Além da Pesquisa de Clima Organizacional, existem outras maneiras de se avaliar o clima, como:

  •    Questionários de desligamento
  •    Reuniões de equipes para discutir soluções para problemas específicos
  •    Questionários online
  •    Programas de sugestões
  •    Ombudsman
  •     Linha direta com o presidente
  •     Reuniões de café da manhã com presidente e chefias
  •     Sistemas de atendimentos de reclamações
  •     Conversas entre gestor e os funcionários

Questionários de desligamento: é uma maneira de entender a opinião do ex-colaborador sobre a empresa, seus líderes e colegas e saber a imagem que criou nas pessoas que fizeram parte de sua evolução.

Reuniões de equipes para discutir soluções para problemas específicos: permite que todos participem dos processos ajudando desenvolvimento da empresa e no desenvolvimento profissional de cada um.

Questionários online: é a forma rápida e econômica de fazer o levantamento de dados, mas o principal benefício é a confiabilidade dos relatórios gerados, pois descarta a possibilidade possíveis erros cometidos na tabulação manual.

Programas de sugestões: permite a criação de um canal de relacionamento direto entre empresa e colaborador. Criando também espaço para divulgação de ideias, contribuindo para manter a cultura de inovação na empresa e, consequentemente, melhorando o clima.

Ombudsman: é a pessoa encarregada de receber as reclamações internas e externas, e passar aos interessados na empresa de forma imparcial.

Linha direta com o presidente: é uma maneira eficiente e bem democrática para o colaborador expressar seus sentimentos e percepções a quem de fato se importa com isso.

Reuniões de café da manhã com presidente e chefias: muitas empresas utilizam esse sistema, porém poucas aproveitam realmente o potencial que possuem. Se usada de maneira correta ajuda a criar um clima mais amistoso porque quebra a rotina de trabalho e dá espaço de interação entre todos.

Sistemas de atendimentos de reclamações: por meio deles, pessoas de níveis hierárquicos mais elevados fazem a mediação de conflitos existentes entre líderes e seus subordinados, analisando o ocorrido sobre diversas formas.

Conversas entre gestor e os funcionários: é a conversa direta entre gestor e funcionário, permitindo que ambos apresentem seus pontos de vista e possibilitando encontrar soluções em conjuntas de possíveis problemas.

Cada empresa utiliza uma ou várias maneiras de medir a avaliação dos seus funcionários.

O mais importante é criar uma atmosfera positiva onde todos se sintam valorizados e motivados para cumprir mais do que a empresa espera deles.

A pesquisa de clima organizacional deve ser um fator importantíssimo a ser considerado pelos gestores das empresas, ela é um dos principais pilares de crescimento por razões como: colaboradores engajados, valorização do trabalho, clima inovador, vantagens competitivas, geração de valor para o negócio, entre outras.

A inovação é um dos fatores que se dá somente por pessoas e é considerado diferencial competitivo para qualquer negócio.

E você, realiza pesquisa de clima na sua empresa?

Deixe sua opinião nos comentários.

Se gostou, compartilhe!

 

Elisangela Oliveira

Elisângela Oliveira tem formação superior em contabilidade, mas atua como blogueira e escritora. Se dedica a estudar muito sobre empreendedorismo, gestão e marketing digital e repassa seus conhecimentos pela internet desde 2014. Seus principais trabalhos estão nos sites Atitude e Negócios e Atine Empreenda.

Website: https://atitudeenegocios.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *