Qual a Importância do Planejamento Empresarial e da Estratégia?

Planejamento empresarial é uma maneira de definir metas e objetivos e elaboração das estratégias necessárias para alcançá-los.

 

Toda a empresa existe para algum propósito. E para atingir esse propósito, é preciso seguir um mapa ou um GPS que auxilie na direção correta, evitando assim, que trilhe por caminhos longos ou errados.

Fazendo uma analogia, podemos dizer que um planejamento empresarial, assume a função semelhante à de aplicativo de GPS.

Pois basta inserir o endereço que se deseja chegar, ele vai orientando as rotas mais apropriadas, de acordo com as condições do trânsito no exato momento em que se está dirigindo.

Entretanto, um aplicativo não vai decidir sozinho o percurso que deverá seguir, é preciso que você informe o destino para que haja a orientação.

Percebemos que tanto o planejamento empresarial quanto um aplicativo de Gps, precisam de definição de onde se quer chegar para poder seguir pelo melhor caminho possível.

Planejar é isso, é declarar um objetivo alvo e mapear como serão realizadas as ações, para se alcançar este objetivo.

A falta de planejamento ainda é muito comum, principalmente em pequenas empresas. Na maioria das vezes o empreendedor abre sua empresa por uma questão de necessidade. Com a aspiração ser dono de seu próprio negócio para substituir a ocupação que desenvolvia de carteira assinada.

Buscando a satisfação pessoal, profissional e financeira.

Mas o que não espera é o tamanho do desafio que tem que enfrentar todos os dias para manter seu negócio ativo e lucrativo.

E para evitar surpresas desagradáveis, o ideal é se preparar antecipadamente, fazendo um estudo sobre as variáveis que seu mercado envolve.

É aí que entra o planejamento empresarial.

E não pense você que planejamento é somente para grandes empresas ou startups. Não, de maneira alguma.

O planejamento deve ser feito tanto para um pequeno negócio, como por exemplo, uma carrocinha de cachorro-quente ou um chaveiro quanto para uma grande indústria ou loja de departamento.

A importância do Planejamento Empresarial da teoria para prática

Antes de comentar a importância do planejamento empresarial na prática é preciso compreender o conceito de planejamento empresarial.

Planejamento empresarial é uma maneira de definir metas e objetivos e elaborar as estratégias necessárias para alcançá-los.

No Brasil, o processo de planejamento começou a ser implantado, na década de 70, nas empresas estatais, por meio dos Planos Nacionais de Desenvolvimento, com foco no longo prazo.

Mas devido a sucessão de fracasso dos planos econômicos e ao regime centralizador desse período, logo, os planejamentos foram deixados de lado pela gestão pública. Que por sua vez, devido aos problemas sociais e econômicos enfrentados na época acabaram por optar por modelos de gestão mais imediatistas.

Hoje, sabemos que a gestão pública voltou-se novamente as práticas de planejamento e controle. E mesmo com tudo isso, nada impediu de haver tanta corrupção, escândalos e má gerência dos recursos públicos, como ocorridos nos últimos anos.

Não demorou para o planejamento encontrar seu lugar dentro das empresas privadas.

E cá entre nós, sabemos que tanto na vida pessoal quanto profissional sem definição do queremos de verdade é impossível chegar com sucesso a alguma coisa.

Por isso, o planejamento deve fazer parte de todas as decisões e se apoiado a uma estratégia inteligente as chances de resultados positivos são muito maiores.

Para você entender melhor a eficácia de um planejamento, vamos entender um pouquinho sobre estratégia.

O que é estratégia?

No dia a dia é muito comum utilizarmos a palavra estratégia como o conjunto de critérios ou atitudes que devemos tomar como iniciativa para atingir algum sonho, objetivo e resultado.

E não é diferente no meio empresarial. A estratégia é representação de várias ações que visam a orientar as decisões, criando um padrão comportamental na gestão empresarial.

Com a estratégia bem delineada é possível alcançar os objetivos estratégicos com maior eficiência dos recursos que a empresa tem disponível.

Em palavras mais simples, o planejamento empresarial pode ser entendido como a definição das metas e objetivos e a estratégia como os meios utilizados para alcançar o que se é pretendido pelas empresas

Estratégia existe em função da competitividade.

É para vencer a concorrência e ganhar mercados que a estratégia existe. Pois só é possível fazer uma empresa crescer, sustentavelmente,  se houver o empenho na definição de metas e o desenho do caminho ideal a percorrer.

 

Tipos de Estratégias

As empresas criam estratégias de acordo com as necessidades e momento atual em que estão inseridas. Por isso existem vários tipos de estratégias, sendo as mais comuns: estratégia de crescimento ou expansão, estratégia de produtividade, estratégia de perspectiva do cliente e estratégias de diferenciação.

# Estratégia de Crescimento ou Expansão

O foco é fazer com que seus clientes comprem mais e melhor, para assim aumentar as receitas e os recursos para investimentos em oportunidades de crescimento empresarial, como por exemplo, explorar novos nichos de mercados, lançar novos produtos e abrir novas filiais.

 O grande desafio das empresas é agregar valor a seu produto e fazer com que seja percebido por seus clientes, para que eles sejam fidelizados.

# Estratégias de Produtividade

Visa reduzir o máximo de seus custos e aumentar a produtividade sem renunciar à qualidade do que produz.

Essa estratégia é muito delicada, pois a empresa precisa aumentar seus ativos financeiros, sem pôr em risco ou abusar da mão de obra necessária (seus funcionários), sem fazer uso de artifícios que podem colocar em dúvida a sua idoneidade, sempre respeitando seus fornecedores, clientes, demais parceiros, e ainda o meio ambiente que está inserida.

# Estratégia de Perspectiva do Cliente

Fazer a leitura exata da percepção do cliente é muito difícil e por isso, essa estratégia é muito utilizada pelas empresas. Através do mapa da empatia é possível descobrir o quanto a empresa agrega valor a vida de seus clientes.

Se colocando no lugar do cliente é única forma de saber o quanto sua empresa beneficia ele de verdade.

Vários indicadores podem ser utilizados para levantar essas informações, como por exemplo:

  •  Satisfação de clientes
  •  Retenção de clientes
  • Conquista de clientes
  • Rentabilidade de clientes
  • Participação de mercado

É importante frisar que essas informações só são possíveis através de realização de pesquisas. E que cada um desses elementos acaba refletindo no resultado do outro.

# Estratégias de Diferenciação

Essa estratégia busca ao máximo a vantagem competitiva. Trata-se da criação de um produto único em todo mercado, com características que os consumidores não encontrarão em outro produto similar.

Segundo Porter (2004) pode ter distintas formas: projeto ou imagem da marca, tecnologia, serviços sob encomenda. E ele destaca, que a estratégia de diferenciação, não significa que a empresa deva ignorar os custos, mas não é o foco da estratégia principal.

A grande vantagem as estratégias de diferenciação é que permite a empresa operar sozinha num determinado mercado, contribuindo para a geração de clientes leais a empresa.

Leia também: Como fazer um Plano de Negócios

Benefícios do Planejamento empresarial

O planejamento empresarial não significa que a empresa não vai encontrar dificuldades e que vai alcançar cem porcento de sucesso em sua estratégia, mas permite que os erros sejam muito menores, o que por si só já ajuda muito.

Mas entre os benefícios que o planejamento pode trazer estão:

  • Antever problemas e solucionar em tempo hábil
  • Identificar as atividades que não geram retorno, podendo dedicar-se as que são mais efetivas e evitar retrabalhos, desperdícios desnecessários
  • Eficiência dos recursos financeiros, uma vez que, ajuda a identificar atividades que não trazem retorno
  • Ajuda a melhorar a distribuição das atividades de acordo com as competências e recursos de cada setor.
  • Amplia a visão sistêmica dos donos da empresa, possibilitando enxergar os riscos de longo prazo e se precaver.
  • Cria maior organização das atividades e objetivos
  • Gera maior segurança na direção seguida pela empresa, poupando dores de cabeça desnecessária.

Enfim, um planejamento empresarial apresenta diversos benefícios, mas principalmente, ajuda a fazer a gestão eficaz, baseada no controle, prevenção, manutenção de problemas, reduzindo os riscos e com foco no crescimento da empresa.

Referências

Entendendo Michael Porter: o Guia Essencial da Competição e Estratégia

Tags: |

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

18 Atitudes Para Alcançar Qualquer Objetivo

Não enviamos spam!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.