3 Passos para Elaborar um Planejamento Estratégico nas Empresas

Quando analisamos a estrutura de uma empresa percebemos o quanto é importante trabalhar o Planejamento Estratégico, principalmente para que as coisas saiam conforme o esperado e para que a empresa corra o menor risco possível.

Donos de pequenas empresas sempre trabalham com algum tipo planejamento, porém algumas vezes, de maneira informal e consequentemente, na hora de tomar certas decisões, ficam sujeitos ao erro de não analisar bem as implicações que podem trazer no futuro da empresa.

Por isso um planejamento estratégico pode ser a chave de sucesso para uma empresa. Porque com ele é possível determinar onde se deve investir mais tempo, capital humano e dinheiro.

Elaborar um planejamento estratégico na prática é estabelecer ou listar uma série de providências que podem ser tomadas com base nos objetivos da empresa levando em conta o ambiente interno e externo.

O planejamento existe em função das condições externas, mas serve também de guia para execução das metas organizacionais internas. 

O segredo de alcançar bons resultados está em preparar a estrutura organizacional interna através de estratégias para os possíveis eventos externos, de modo que garantam o melhor desempenho possível.

Mas, como deve ser o Planejamento Estratégico nas Empresas? 

A elaboração de um plano estratégico pode parecer um processo complicado, mas com um pouco de dedicação e organização é possível fazê-lo com facilidade e com eficiência.

Para começar a elaboração de um planejamento estratégico é importante a empresa responder as seguintes questões:

  • Quem somos?
  • Quais são nossas habilidades e diferenciais?
  • Quais são nossos maiores problemas e dificuldades?
  • Quais são os nossos recursos? Como estão sendo usados? Como podemos melhorá-los.
  • Quais serão as prioridades a serem resolvidas?

Respondendo aos questionamentos acima será possível criar um plano de ação adequado às necessidades da empresa e de acordo com os recursos disponíveis. Antes é preciso fazer a identificação de qual é o objetivo principal, quem serão as pessoas envolvidas neste processo, quando e como se chegará ao objetivo estipulado.

Veja abaixo 3 dicas para elaborar um Planejamento Estratégico

 1 .  Verifique como está sua empresa

Para ter um retrato exato de como está o seu negócio é preciso que seja feito um diagnóstico das análises interna e externa.

A análise externa visa identificar quais são as ameaças e oportunidades do negócio e como isso está refletindo internamente na empresa.

Um exemplo de ameaça, podemos citar concorrência e o quanto está ou poderá estar afetando o desempenho de sua empresa. Quanto a oportunidades, um exemplo, seria alcançar mercados em potenciais pouco ou mal explorados. 

A análise interna é a avaliação de todos os recursos da empresa, por exemplo, recursos financeiros, humanos, tecnológicos materiais etc. Verificando se são suficientes e estão sendo bem empregados, com o intuito de descobrir os pontos fortes e pontos fracos existentes.

Para ter uma análise minuciosa o empresário pode optar em contratar um serviço de consultoria.

 2 .  Planejamento

Identificando o que é importante para empresa a próxima etapa é começar a formular o planejamento alinhado a visão, missão, valores e objetivos. Também é a hora de traçar metas e criar os planos de ação.

Isso define a direção da empresa em longo prazo e esclarece a missão (mercados, clientes, produtos, etc.) e visão (conceituação do que o futuro de sua organização deveria ou poderia ser).

A partir desta análise, é possível determinar as questões mais importantes a serem resolvidas e traçar metas que requerem a atenção integral e imediata de toda a equipe administrativa. O planejamento estratégico deve ser feito com base nessas questões.

 3 .  Implementação, avaliação e controle

Elaborado o planejamento estratégico, a etapa seguinte é colocar em prática toda a estratégia para alcançar os objetivos traçados por meio do diagnóstico das análises internas e externas.

Sempre controlando e avaliando o processo de desempenho no sentido de aperfeiçoá-lo (o planejamento estratégico não é algo deva ser estático) para garantir resultados eficientes.

 O planejamento não é a solução de todos os problemas de uma empresa, mas ajuda a gestão administrativa a determinar onde se deseja chegar diminuindo bastante os tropeços presentes e muitas vezes inevitáveis na jornada empresarial.

 

Elisangela Oliveira

Elisângela Oliveira tem formação superior em contabilidade, mas atua como blogueira e escritora. Se dedica a estudar muito sobre empreendedorismo, gestão e marketing digital e repassa seus conhecimentos pela internet desde 2014. Seus principais trabalhos estão nos sites Atitude e Negócios e Atine Empreenda.

Website: https://atitudeenegocios.com

2 Comentários

  1. Muito bom texto, parabéns pelo belo conteúdo.

    É complicado determinar os pontos exatos de um planejamento estratégico, mas certamente este é o caminho para que se colha bons frutos no futuro, sem estratégia não existe destino certo.

    Para se chegar em algum lugar tem que se ter noção de onde se deseja chegar e então se iniciar a caminhada.

    Sucesso

    • Elisangela Pereira

      Exatamente!
      Antes de seguir algum caminho é preciso ter objetivo e a partir daí criar metas com estratégias para se alcançar o que se deseja.
      Isso vale para tudo em nossas vidas.

      Obrigada pelo comentário.
      Sucesso para você.

      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *