Plantando Alimentos em Casa: algumas propostas criativas!

Plantando Alimentos em Casa

AGRO EMPREENDER

A Internet está carregada de imagens de Hortaliças, Verduras, Temperos, Raízes e até Fruteiras, aproveitando espaços vazios, de corredores e escadas. São canteiros tradicionais, cercados de tábuas, alguns de bambus, outros sobre armações de ferro ou madeiras; tem os rasteiros, diretos, sobre o piso, alguns em cima de móveis ou floreiras nos balcões das áreas de serviço, abertas, tomando sol, ventos e chuvas. Lindas prateleiras estão encostadas nas paredes, são altas, com quatro ou cinco divisões, quase até o teto. Existem caixotes ou caixas de madeiras, apoiados uns sobre os outros, soltos, arranjados de modo que facilitam o trabalho e que se sustentam com o peso dos estratos/solos de plantio.

Algumas caixas de papelão, protegidas por plásticos, cercadas por armações de arames, madeira, troncos de coqueiros. Garrafas plásticas cortadas ao meio, algumas de comprido, penduradas com arte, vasos diversos: de barro, de plástico, de madeira, também pendurados. Outras garrafas plásticas, onde plantaram-se vegetais mais altos – cebolas, agriões, cenouras, alhos, flores lindas e suculentas. Tem, ainda, formação de mudas de plantas alimentares EM CASCAS DE OVOS, um excelente aproveitamento – fazendo um simples buraquinho no fundo das cascas, depositadas em bandejas de papelão…

Plantando Alimentos em Casa: Mais do que uma solução para alimentação saudável e…caseira!

A enorme quantidade de modos de plantios domésticos, desenvolvidos pela criatividade das famílias, especialmente por homens e mulheres de todas as idades, que buscam a convivência com as plantas alimentares – e algumas simplesmente decorativas – demonstram o interesse em tentar melhorar a alimentação familiar, chamando a atenção das crianças e dos idosos, que ficam em casa, para os processos produtivos. As sementes de Hortigranjeiros – encontradas com facilidade em pacotinhos vendidos nas revendas agropecuárias, em alguns mercados, em lojas de rações, aquários, flores e plantas em geral representam uma alternativa econômica para suportar a permanência em casa provocada pela pandemia do Coronavírus.

Além da alimentação caseira, mais econômica, mais saudável, incentivando as relações familiares mais afetivas, os plantios caseiros podem representar alternativas de geração de renda para afetados pela paralisação de alguns setores da economia. A crise financeira continuará afetando perigosamente as condições de vida, as relações domésticas e emocionais de todos os grupos, famílias ou parceiros de moradias. 

Plantar vegetais, flores e frutas em casa, cria uma nova visão dos espaços residenciais, traz mais vida para os lares, aproxima pessoas, diminui, significativamente custos e reduz os trabalhos de preparação e disponibilização de alimentos.

Apresentamos algumas ideias e formatos para organizar a sua produção de alimentos sustentáveis:

Ótimas ideias encontradas no Pinterest

Fazendo uma pesquisa na rede social Pinterest encontramos milhares de fotos de plantios (em formatos criativos) de alimentos, selecionamos algumas fotos que ilustram o quanto é possível organizar, de forma simpática e eficiente, a produção doméstica de alimentos de consumo imediato, no formato Hortas Verticais e os arranjos com Garrafas Pet.

Cantinhos da horta

Hortas Verticais

Plantio em garrafas pets

 Canal do Youtube: Plantar em Casa

Sandra Ricco, do Plantar Viveiro e Escola, do Sitio Alto do Sabiá, bairro São João Novo, São Roque, SP, trabalha plantios cheios de curiosidade e inteligência.  E-mail: contato@plantaremcasa.com –  Fone: (11) 93209-9728

Assista o Vídeo

Qualquer dúvida, faça contato comigo: Renato Moreira 049 3329 1109 webradiotv@gmail.com

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

18 Atitudes Para Alcançar Qualquer Objetivo

Não enviamos spam!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.