Como Escolher o Ponto Comercial para o meu Negócio

Na hora de planejar a abertura de sua empresa, é muito importante prestar a atenção aos detalhes do Ponto Comercial escolhido.

O ponto de seu negócio deve ser escolhido estrategicamente.

Dessa forma, permitirá você prestar um atendimento de qualidade aos seus clientes, aumentando as chances de sucesso para o seu negócio.

E não apenas isso, são muitos fatores beneficiados através da escolha certeira de seu ponto comercial, podemos citar, por exemplo, a logística, que quando bem-feita, reduz custos no transporte e armazenagem, fazendo com que chegue ao seu cliente na qualidade esperada e no prazo certo.

 

O que observar na hora de escolher o Ponto Comercial?

É importante frisar, que toda as ações que  sua empresa venha a desenvolver deve estar alinhada ao seu plano de negócios.

E é de fundamental importância que se tenha realizado uma pesquisa de mercado, só assim é possível escolher um lugar certo para estabelecer seu projeto.

Na hora de escolher o ponto comercial de seu negócio, observe os seguintes detalhes:

# Escolha do bairro

O primeiro aspecto que deveria ser observado é o bairro. É um lugar viável para se estabelecer.

O ideal é fazer uma pesquisa no Plano Diretor de sua cidade, pois nem todo o bairro é permitido estabelecer determinados ramos de atividades.

Visite a prefeitura de sua cidade e peça orientações a respeito deste plano diretor.

Assim, você garante que vai abrir sua empresa em um lugar permitido.

Observe também:

  • a segurança do local, para saber o quanto terá que investir na aparelhagem de sistema de segurança.
  • converse com a vizinhança
  • visite outros estabelecimentos
  • analise a concorrência e o perfil de clientes frequentadores da região.
  • Avalie se o local é um local silencioso ou apresenta muita poluição sonora

 

# Acessibilidade

Cuide para que o local, tenha facilidade de acesso.

Não pode haver impeditivos para seus clientes e seus fornecedores chegarem até você. Cuide para que seja um local com linhas de ônibus próximas, pois isso é essencial para que seus funcionários cheguem até o local de trabalho.

Não havendo, deve-se pensar nas possibilidades que facilitarão para seus colaboradores e para toda a logística necessária do negócio.

Cuide para que as calçadas sejam bem organizadas, para que pessoas com deficiências também possam chegar facilmente até sua empresa.

 

# Visibilidade

Faça uma análise dos aspectos relacionados a visibilidade de sua fachada, às vezes, pode acontecer de ter lugares onde paradas de ônibus, fios elétricos ou postes impedem de enxergar a placa ou mesmo a fachada completa do local.

Escolha um lugar onde se possa enxergar de longe a empresa.

Não deve existir barreiras ou dificuldades de se chegar ao seu estabelecimento. Sua empresa precisa ser bem receptiva tanto para seus clientes, funcionários, fornecedores e para logística em geral.

 

# Segurança

Cuide para escolher um local com bastante tráfego, principalmente se for um comércio. Claro que isso vai depender do tipo de negócio.

Mas o importante é ser um local seguro para sua empresa, seus funcionários, fornecedores e clientes.

Além disso, avalie os custos, caso seja necessário fazer mais um investimento em segurança.

 

# Concorrência

A concorrência local é um fator importantíssimo de ser avaliado.

Embora seja possível, instalar-se próximo ou lado de uma empresa concorrente, não é o ideal.

Pois é um grande risco, principalmente, para alcançar uma carteira de clientes fiéis ou mesmo para se destacar dos demais concorrentes estabelecidos.

Entretanto, isso não regra, e deve ser avaliado, pois dependerá do tipo de negócio.

Há possibilidade de se estabelecer próximo de negócios compatíveis ou complementares, por exemplo, se sua empresa venderá roupas infantis, você pode se estabelecer próximo a lojas de brinquedos.

O perfil do público é o mesmo, consequentemente, poderá facilitar as vendas na fase inicial.

É o caso por exemplo, dos estabelecimentos de comida, que sempre se estabelecem em centros com outros restaurantes ou bares.

# Imóvel

Preste atenção aos detalhes do imóvel que irá alugar. Observe a estrutura física, se está tudo certo e se não vai precisar gastar mais do que previsto para reformar nos moldes de seu projeto.

Cuide detalhes como fiação elétrica, encanamento, estrutura para internet e telefone, além de observar a iluminação do local.

Antes de assinar o contrato, se achar necessário, busque ajuda técnica de um contador ou advogado para interpretar as cláusulas do contrato.

Veja se precisará de um fiador.

Atente-se para o prazo do contrato. Lembre-se que quanto mais longo o prazo de duração da locação, a quebra de contrato, pode render multa muito alta também.

E antes de assinar o contrato de locação do imóvel é ideal ir até a prefeitura de sua região e verificar a disponibilidade do imóvel para o negócio específico, e depois voltar para solicitar o Alvará, e mesmo outras licenças necessárias.

# Custos Operacionais de Manutenção do Imóvel

Muito importante avaliar se os custos de locação estão dentro do plano financeiro, dentro de sua capacidade de investimento e se há retorno financeiro no prazo estabelecido.

Seu controle financeiro deve ser muito bem executado desde o início, por isso anote todas as despesas e faça o acompanhamento da evolução dos gastos.

Tenha em mente que cada desembolso deve ser bem planejado para não comprometer gastos necessários no futuro e para boa saúde do capital de giro inicial de seu negócio.

Conclusão

O essencial é pesquisar muito bem cada etapa a ser desenvolvida e avaliar os impactos financeiros.

Buscar o ponto comercial certo é a etapa muito importante sendo feito de maneira correta, vai garantir um ótimo atendimento aos seus clientes e bom retorno para sua empresa.

 

Quer saber sobre como escolher o Ponto Comercial para o seu negócio, então conheça o Curso Como Escolher o Seu Ponto Comercial (Clique Aqui).
[rock-convert-pdf id=”5310″]

 

Tags: |

Se inscreva em nossa Newsletter!

Não enviamos spam!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *