fbpx
Carne Bovina em Alta! Por que o preço da carne está subindo?

Carne bovina em alta! Por que o preço da carne esta subindo?

Entenda os motivos da alta e o que esperar em curto prazo

 

São três fatores que estão influenciando a alta na carne bovina:

  • Entressafra
  • Alta do dólar
  • Quebra de safra na China

Parece estranho, mas mesmo para a criação de animais usa-se o termo ‘safra’, e esse é o primeiro motivo do aumento de preço: a disponibilidade de gado para corte está menor.

Com a alta do dólar fica mais vantajoso outros países comprarem a nossa carne, isto é, com um dólar se compra mais carne por aqui.

Atualmente, a China é um dos maiores consumidores de carne.

Responsável por cerca de 50% de consumo mundial de carnes, estima-se que a China tenha reduzido, aproximadamente, 35% de sua produção.

Nesse ano (2019) teve uma quebra na sua produção bovina, devido a uma peste suína africana, que tem se proliferado desde agosto do ano passado.

Com essa redução em sua produção, a china aumentou o volume de importação de carne brasileira em 62%

Todos esses fatores causam a escassez na oferta de carne bovina no mercado interno, lembrando que essa sazonalidade na oferta de carne bovina se repete ano a ano.

Entretanto, neste ano (2019), coincidiu desses três fatores ocorrerem ao mesmo tempo, mas com uma rápida pesquisa podemos descobrir que em anos anteriores tiveram aumentos também.

Podemos esperar que esses preços se mantenham altos por alguns meses, até que o mercado volte a ter o fornecimento normal de carne bovina.

Os demais tipos de carne, como: ovino, suíno, aves, – devem permanecer com os mesmos preços, podendo sofrer um leve aumento devido ao aumento do consumo.

O mercado sempre tende a se regular e normalizar como o tempo. Nesse caso em poucos meses já deve estar tudo de volta à normalidade.

Se inscreva em nossa Newsletter!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *