7 Dicas de Segurança na Web para Pequenas e Médias Empresas

Autor Convidado

A gestão de negócios tem passado por diversas modificações nos últimos anos. Além de questões clássicas, como liderança, gestão de resultados e planejamento estratégico, a tecnologia desponta como um dos fatores críticos de sucesso para empreitadas de todos os portes e segmentos.

Sendo assim, é importante que tudo o que está associado a ela seja ponderado e devidamente estruturado para atender a realidade empresarial. Um dos aspectos de grande importância nessa reflexão é a segurança da informação.

Vejamos algumas ações simples que podem ser tomadas em sua organização para garantir a proteção desse ativo de alta sensibilidade.

Especialmente para empresas de pequeno e médio porte, onde a estrutura de TI não costuma ser robusta, essas dicas podem fazer grande diferença no dia a dia.

Invista no Controle de Acessos a Sites Nocivos

Controlar o que sua equipe acessa é de grande importância. Cada pessoa possui interesses diversos que, mal-intencionados ou não, podem levar a caminhos indesejados na internet.

Como realizar um controle individual consumiria grande quantidade de tempo e esforços, o ideal é definir regras de negócio e realizar seu cumprimento por meio de softwares especializados.

Previna o Uso de Mídias Externas

Outro aspecto que pode gerar grande dor de cabeça são as mídias externas. Pen drives, HD’s e CD’s além de poderem carregar vírus, ainda são instrumentos facilmente utilizados para se copiar informações de uma forma nem sempre devida.

Assim como no caso anterior, alguns softwares relativamente simples disponíveis no mercado podem ajudá-lo com isso. Ainda que represente uma forte mudança de cultura, lembre-se que dados estratégicos de sua organização podem estar em jogo.

Utilize um Antivírus de Qualidade

Esta pode parecer uma dica óbvia, mas não é. Muitas empresas mal prestam atenção às características do antivírus que utilizam e deixam seus servidores expostos a diversas possibilidades de invasão.

Sendo assim, vale a pena investir algum tempo pesquisando as opções disponíveis e selecionando a empresa e as funcionalidades que melhor se adaptam à sua realidade. Mesmo que envolva algum custo, você estará resguardando seus dados da maneira mais direta o possível.

Resguarde Suas Informações Gerenciais

Imagine que um concorrente tivesse acesso a informações chave da sua organização: volume de vendas, controle de estoques, gestão financeira e portfólio de clientes, por exemplo. Toda sua estratégia competitiva iria por água abaixo.

Por isso o ideal é que você possua formas de proteção consistentes para restringir o acesso de terceiros. Guardar dados localmente em pastas e diretórios desprotegidos não é uma boa ideia.

Um caminho possível para solucionar essa questão é a utilização de sistemas de gestão. Eles centralizam a informação e criam poderosos impedimentos ao acesso indevido à interface virtual do negócio.

GestãoClick - Sistema ERP Online

Faça Backup Automático

Você fará o possível para não perder informações, mas se acontecer, você deverá estar preparado. Backups automáticos asseguram a disponibilidade dos dados, são cômodos e simples de serem implementados.

Dessa forma você estará seguro contra inconsistências em suas bases e se manterá resguardado mesmo caso o pior aconteça.

Utilize Criptografia

A criptografia é um fator essencial nas transferências de informações on-line. Ela assegura que apenas um receptor específico tenha acesso ao que foi transmitindo, protegendo assim o processo de interceptações externas. É especialmente importante quando você repassa algo para fornecedores.

Sistemas ERP’s e outros recursos que acessem suas bases de dados devem possibilitar o uso da criptografia para maior confiabilidade.

Controle a Redefinição de Senhas

Outro aspecto óbvio, mas vital, é a redefinição de senhas. Qualquer quebra de confiabilidade dos seus colaboradores pode gerar impacto em toda a organização, portanto você precisará de mecanismos para assegurar que eles seguem boas práticas de segurança.

Esse aspecto é mais um dos muitos que pode ser facilmente solucionado com sistemas ou configurações específicas, portanto não há desculpas para se descuidar.

A Segurança na Web e a Proteção dos Fatores Competitivos

A segurança on-line se tornou tão importante quanto a do mundo físico. Ter acesso àquilo que é guardado pelos computadores de uma empresa é como ter sua estratégia inteiramente descrita, eliminando qualquer vantagem competitiva restrita.

Recomendamos a leitura sobre a segurança e os benefícios de armazenamento na nuvem .

Isso vale para negócios de qualquer área e de qualquer porte. Sendo assim, não negligencie nenhum aspecto que possa expor sua organização aos perigos da internet. A longo prazo uma postura assim pode ser desastrosa.

Após ler todas as informações apresentadas, esperamos que você esteja mais informado sobre a segurança para seu negócio. Essa é uma das maiores preocupações do empreendedor. 

Por isso, mãos à obra!

Autora: Gabriela Vitória da Gestão Click

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *