Seus hobbies podem te ajudar na carreira profissional

Trabalho é trabalho e lazer é lazer? Nem sempre. Com a correria do dia-a-dia, cada vez mais é fundamental que dediquemos uma parte do nosso tempo a atividades extras que relaxem nossa mente e nos preparem para uma nova semana de relação. Afinal, um nível alto de estresse pode interferir e muito no seu desempenho profissional. Pesquisas, inclusive, já apontam que os hobbies, ou seja, tudo aquilo que fazemos para nos entreter no nosso tempo livre, são bastante eficazes no aumento da produtividade.

A lista de atividades extra-trabalho é imensa e pode servir a aspectos específicos. De uma forma geral, funcionários envolvidos em atividades criativas, como pintura e teatro, mostram-se mais inspirados e resolutivos. Estas atividades, assim como muitas outras, limpam a mente e aumentam a capacidade de concentração.

É claro que existem diversos recursos além dos hobbies para que um bom profissional possa manter-se constantemente atualizado em sua carreira. Atividades acadêmicas tais como MBA, mestrado e doutorado podem sim fazer a diferença em qualquer currículo. Estes cursos ajudam o profissional a manter sua produtividade em alta. E num mercado cada vez mais disputado, certas habilidades e qualificações colocam a pessoa em vantagem sobre as demais.

seus hobbies

Os hobbies, por sua vez, têm por principal objetivo o relaxamento total de quem os pratica, seja fisicamente ou mentalmente. E apesar de ocuparem um curto período de nossas rotinas, seus benefícios podem ser largamente aproveitados.

Uma atividade como a meditação, por exemplo, faz com que seu praticante desenvolva uma visão diferenciada sobre os problemas no ambiente de trabalho. A prática ajuda a ter disciplina e foco, aliviando a ansiedade e o estresse. Outros benefícios da meditação são o aumento do nível de atenção e uma melhor preparação psicológica. Meditar, por fim, ajuda a pessoa a tomar as rédeas do emocional para atingir seus objetivos com eficiência.

Outro hobby muito útil aos profissionais é a música. Tocar um instrumento ou frequentar aulas de canto são atividades que aumentam a neuroplasticidade, ou seja, a capacidade que o sistema nervoso tem de mudar, se adaptar e se moldar — estrutural e funcionalmente. Além disso, o domínio de um instrumento requer extrema dedicação e prática. Isso acaba por ajudar no aprimoramento da coordenação motora, aumento da capacidade de memória e aguçamento da concentração.

A cada vez mais popular prática da corrida também pode nos ajudar no escritório. Correr com regularidade aprimora nossa saúde de uma forma geral e isso influencia em questões fundamentais como, por exemplo, a autoestima. O aprendizado de um novo idioma, por outro lado, permite que você se comunique com novas pessoas ao mesmo tempo em que enriquece o seu currículo.

hobbies

Videogames, jogos de raciocínio e os “esportes mentais” são novos hobbies que vêm se provando cada vez mais eficazes na evolução dos profissionais e no aprimoramento de suas estratégias mentais. Estas atividades, além de melhorarem a memória, a capacidade de raciocínio, a concentração e a tomada de decisões, nos ajudam contribuindo de forma constante com o aperfeiçoamento cerebral.

Uma atividade que vem se tornando cada vez mais estratégica é o poker. Pouco importa se o jogo se dá entre amigos ou em sites como o Full Tilt Poker, ou se envolve dinheiro real ou fictício: a atividade tem o poder de mudar todo o seu mindset nas tarefas profissionais por exigir muita concentração, estratégia e habilidade.

O poker treina o nosso cérebro a identificar todas as oportunidades, descartando as ruins e indo com tudo para cima das boas. Isso ajuda a explicar a iniciativa de alguns professores da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria/RS), que lançaram um projeto que visa estudar a modalidade como ferramenta de formação acadêmica. Eles acreditam que o esporte tem muito a contribuir para o sucesso no mercado de trabalho. 

Já o xadrez atua como uma verdadeira aula de ginástica cerebral, fazendo nossas capacidades cognitivas acelerarem. A atividade ajuda o cérebro, aumenta o QI e desenvolve as áreas da memória e criatividade. No ambiente de trabalho, o jogador de xadrez pode se destacar pela análise comportamental que faz de um grupo. Ou então ao ajudar sua empresa a prever os futuros movimentos da concorrência. E, como bem sabemos, estar algumas jogadas a frente é um dos fatores essenciais no sucesso de qualquer negócio.

Estas são apenas algumas das atividades que podem influenciar positivamente no seu percurso profissional. A lista é extensa e pode render diversos artigos. Seja qual for o seu hobby, saiba tirar o máximo proveito dele para desfrutar de seus benefícios, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *