Por que utilizar softwares financeiros?  3 vantagens para o seu negócio

Softwares financeiros são desenvolvidos para trazer mais agilidade, eficiência e integração entre as várias áreas de uma empresa.

Ouça o áudio deste artigo

 

Em tempos de alta tecnologia e era da informação não dá para negar a importância de se ter todos os dados com total precisão e segurança.

Programas de Controle Financeiro ajudam na tomada de decisão, pois através dos relatórios gerados são feitos diversas análises, por exemplo, podemos citar, o ponto de equilíbrio.

É possível saber o total do contas a receber e a pagar, reconhecer o prazo médio de recebimento e pagamento etc.

Sendo essencial para o planejamento financeiro de uma empresa, logo, quando se pensa em crescimento, não dá para imaginar sem estar com os registros financeiros lançados em um sistema gerencial.

Conheça mais vantagens de fazer uso dos sistemas de gestão financeira.

Softwares Financeiros: Veja as vantagens de se utilizar

  • Contas a pagar e Contas a Receber

Um pouco de minha experiência

Na época em que eu era Assistente Financeiro, já vivi experiências de realizar trabalhos com softwares financeiros e com o uso de planilhas de excel.

Quando se está iniciando um negócio, principalmente, quando é bem pequeno mesmo, o empresário, assume muitas responsabilidades: o comercial, as compras, logística, marketing e as finanças.

E é natural se concentrar muito mais no marketing, nas vendas e nas compras de mercadorias. Conforme vai entrando dinheiro, vai pagando-se os fornecedores e demais custos e despesas do negócio e, normalmente, devido à falta de tempo, a tendência é não controlar as finanças da maneira correta. A não ser que comece a faltar dinheiro de imediato.

Já presenciei situações em que não existia nenhum controle financeiro.

No momento em que não se controla nada, o risco de se perder é gigantesco.

Até que acontece de chegar a primeira carta de protesto, mas não foi porque o empresário não quis ou não tinha recurso em caixa para pagar, foi por perder o boleto entre os diversos papéis em cima de sua mesa.

Hoje, este tipo de situação, não acontece mais com tanta frequência, pois com tantos recursos tecnológicos, basta um clique e a cobrança chega até você. Mas não adianta chegar à cobrança e você não lembrar mais nem no que gastou.

Como disse Peter Drucker: “O que não é medido não pode ser gerenciado”.

Em casos assim, a solução encontrada é fazer uma planilha às pressas e começar o controle. Ótima decisão, se não fosse, a porção de coisas acumuladas que se tem para colocar em dia, e o tempo escasso, dedicado as atividades de rotina.

A empresa, acaba se perdendo mais e mais, tendo que fechar as portas, e entrar para as estatísticas das empresas que encerram as atividades com até 2 anos de operação.

Não basta ter controles é preciso cuidar com carinho e atenção aos detalhes.

A importância de um software financeiro

Ter um software financeiro facilita a gestão de seu contas a pagar e receber.

Com lançamentos em datas corretas e os relatórios e diversos avisos emitidos pelo sistema, não tem como se perder.

Basta ter alguém dedicado a função, para realizar os lançamentos de entrada e saída e fazer o controle e análise dos dados diariamente.

Se você não tiver tempo para fazer este trabalho, terceirize, às vezes, pode ser melhor ter mais um custo na folha de pagamento, mas ter a possibilidade de tomar decisões de investimentos que renderão mais lucratividade no futuro.

  • Conciliação Bancária

Aqui, um software faz muita diferença. Ter um sistema onde possa ser importado o extrato bancário direto do site do banco e fazer o confronto entre os lançamentos de seu sistema é muito importante.

É a maneira de garantir que todos os lançamentos previstos para pagamento ou recebimento estão em conformidade com o extrato bancário, e se não houve nenhum estorno de pagamento, alguma devolução ou mesmo algum crédito indevido de seus fornecedores e clientes.

Identificar e comunicar com antecipação o fornecedor, cliente ou funcionário quando ocorrer algum erro, prova que sua empresa é organizada e comprometida.

  • Fluxo de caixa

As informações lançadas no contas a pagar e no contas a receber dão origem ao Fluxo de Caixa.

Logo, é uma ferramenta que ajuda na gestão das receitas e das despesas de uma empresa.

Para a correta administração é importante ter em mãos os documentos corretos e comprobatórios de cada lançamento feito. Lembre-se sua contabilidade irá precisar desses documentos.

Ter um software que gere um relatório de fluxo de caixa com precisão, ajuda na construção do orçamento anual, por exemplo.

Além de poder visualizar e ajustar os prazos médios de pagamentos e recebimentos, programar as compras, organizar as metas de vendas e analisar diversos outros fatores.

Com a gestão correta de seu fluxo de caixa será possível administrar seu capital de giro com maior eficiência, possibilitando fazer investimentos ou melhorias para fazer a sua empresa crescer.

Ter toda movimentação financeira em um sistema garante que seus dados estejam guardados em segurança, pois a maioria dos softwares financeiros são armazenados em nuvem.

Conclusão

O uso de softwares financeiros são indispensáveis para o bom andamento dos negócios.

Vale a pena o esforço e o investimento.

E você, qual sistema de gestão utiliza em sua empresa. Deixe nos comentários sua resposta.

Sobre a autora

Elisângela OliveiraElisângela Oliveira, trabalha com consultoria empresarial, assessoria em serviços de Assistente Virtual, e BPO Financeiro. É editora do Atitude e Negócios, onde ajuda diversos empreendedores de várias partes do mundo. “Minha missão é ajudar empreendedores a terem mais atitude em seus negócios e alcançar seus objetivos.”

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

18 Atitudes Para Alcançar Qualquer Objetivo

Não enviamos spam!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.