Vantagens e Desvantagens de Criar um E-commerce

E-commerce ou Comércio Eletrônico é a modalidade de transações comerciais de compra e venda por meio da internet com o uso de equipamentos eletrônicos.

No comércio eletrônico não existem barreiras para comercialização dos mais diversos produtos e nem empecilhos para atingir clientes nas mais diversas partes do mundo. E foi graças ao surgimento e a expansão da internet que o e-commerce vem crescendo cada vez mais.

No Brasil surgiu em meados dos anos 90 e tem se espalhado à medida que cresce os usuários da internet.

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico(ABComm) 53 milhões de pessoas realizaram compras pela internet no ano passado, atingindo um faturamento de R$ 31,1 bilhões. Mesmo com todo este faturamento e crescimento de novos consumidores, a situação do e-commerce ainda não é totalmente confortável, isso porque 70% dos negócios não conseguem vender sequer 10 produtos em um mês, fato que colabora para que os empreendedores encerrarem seus negócios, em alguns casos antes de completar pelo menos 3 meses de operação.

Por isso, antes de iniciar um de e-commerce é fundamental conhecer as facilidades e dificuldades que este segmento apresenta.

Vantagens do E-commerce

Sem dúvida atuar no segmento de e-commerce é simples e bem mais barato quando comparado com o investimento que se tem ao montar uma empresa física.

O prazo para construir uma estrutura é muito rápido, existem plataformas que já entregam a estrutura montada, com todas as ferramentas prontas para operacionalizar e ainda com suporte garantido, restando somente ao empresário à responsabilidade de vender.

Leia também:

Como Montar Um E-commerce

Como Vender Pelo Mercado Livre

O que é Dropshipping? Conheça as Vantagens e Desvantagens

Mas antes de contratar tais serviços o ideal é investigar bem o que a empresa está oferecendo, se as funcionalidades e o layout estão de acordo com a necessidade de seu negócio e quanto vai custar se decidir fazer uma migração para outro sistema próprio ou terceirizado.

Outra vantagem é a redução do custo operacional e aumento da margem de lucro. Com o e-commerce não há necessidade de contração de vendedores, o que facilita bastante para ter uma margem de lucro maior, já que não existe o comissionamento e também dá a liberdade de operar com linhas de descontos nos preços bem mais atraentes aos consumidores.

Também vale destacar a possibilidade de trabalhar com diversos perfis de clientes, já que dá para comercializar um leque de produtos bastante diversificados.

E, tem a vantagem muito importante de poder disponibilizar seus produtos 24 horas todos os dias.

Desvantagens do E-commerce

Embora existam muitas vantagens principalmente o baixo custo que o empresário tem ao criar um e-commerce, é importante deixar claro que existem muitas questões que este ramo de atividade ainda tem que resolver, como por exemplo:

Convencer que os produtos tem a qualidade esperada pelo cliente.

Como vender perfumes, roupas, sapatos se o cliente não tem a percepção do toque, a visão de como ficará vestido com a roupa ou sapato? Estas ainda são barreiras que geram desconfianças em grande parte dos clientes que estão acostumados a experimentarem e testarem antes de decidir pela compra.

Alguns itens são de difícil comercialização por meio de uma loja virtual, seja por serem perecíveis ou porque o valor não será capaz de cobrir alguns custos, como os de fretes, por exemplo.

Muitas pessoas tem certa desconfiança ao disponibilizarem dados de pagamentos pela internet.

Entrega é outra desvantagem competitiva, os clientes em grande parte gostam de comprar e receber seu produto no momento da compra e por isso são cautelosas na hora de decidir pela compra.

Conclusão

e-commerceO E-commerce tem a grande facilidade de poder atuar em diversos nichos e sem limites de horário o que beneficia o empreendedor a possibilidade de obter melhores resultados.

Mas como todo negócio também possui muitos riscos, por isso é importante ter consciência do trabalho difícil que irá desempenhar e por esta razão, o ideal é que antes de se iniciar o projeto de e-commerce o empreendedor realize um estudo muito criterioso.

Pesquisar bem antes de decidir iniciar um negócio e após ter iniciado continuar constantemente bem informado das mudanças que ocorrem em seu segmento.

Trabalhar muito bem estratégias para expansão do negócio e claro mantendo uma organização dos procedimentos que envolvem todas as áreas de gestão é fundamental para ter sucesso.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Parabéns pela postagem,
    O custo reduzido no e-commerce força uma boa concorrência e o consumidor sai ganhando.
    É bom que o empreendedor acaba enfrentando um desafio interessante e quando supera as barreiras iniciais pode desfrutar de bons lucros.
    Sucesso!

    • Obrigada Gledson pelo comentário!

      Realmente quando vencido os desafios iniciais o e-commerce pode gerar bons lucros ao empreendedor.

      Abraço e Sucesso!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.